PT

12 abril 2017

Women in Business Sharing Moments na FNAC CHIADO

“Sejam mulheres da fila da frente” diz Linda Pereira, Presidente do GLOBAL COUNCIL OF WOMEN IN LEADERSHIP, sócia principal e CEO do Grupo CPL Events

8 Abril2017

A sala ainda não está cheia, mas Linda já enche a sala – de energia, calor, conversa, risos, de um charme muito próprio. Usa saltos altos, mas não olha de cima. Pelo contrário, conhece toda a gente, coloca-se lado a lado, dá a mão, emociona-se.

“Sejam mulheres da fila da frente” – é um dos principais conselhos de Linda Pereira, Presidente do GLOBAL COUNCIL OF WOMEN IN LEADERSHIP, sócia principal e CEO do Grupo CPL Events, deixado perante a plateia do Women In Business Sharing Moments, no sábado, dia 8 de Abril, na FNAC Chiado. Os conselhos que dá são os mesmos que pratica, ou não fosse a coerência uma das qualidades que mais valoriza num líder: “Quando vejo lugares reservados na primeira fila de um evento, presumo que é para mim. Depois venham dizer-me para sair, se quiserem. Até hoje nunca aconteceu!”.

Irreverente, cria as próprias regras e quebra outras tantas: “Estão a ver aquele conselho que as nossas mães nos davam: ‘Não fales com estranhos’? Não sigam! Falem com estranhos, falem com todos!”. Linda é, assumidamente, uma networker e assegura que os “círculos de confiança” que criou foram determinantes para construir a carreira. No entanto, admite que nem todas as mulheres têm essa capacidade: “As mulheres são péssimas no networking. Vocês têm de ser as primeiras a chegar e as últimas a sair! Conversem com as pessoas, olhem nos olhos, respondam com uma pergunta. Pesquisem antes quem vai estar no evento. Temos de ter atitude!”

Linda tem atitude de sobra. Chegou a Portugal nos anos 80, criou a própria empresa e fez parte da organização de alguns dos maiores eventos mundiais como presidências da UE, Expo 98 ou Euro 2004. Já participou em conferências e eventos por todo o mundo e foi a única mulher convidada para ser oradora na Arábia Saudita. Estudou a cultura local e o protocolo, mas, mesmo assim, confessa que fez “muitas asneiras”: “Sentei-me no lounge do Hotel a ler uma revista e um empregado vinha ter comigo e perguntava ‘Are you okay?’. Eu respondia que sim, mas, à terceira vez, perguntei-lhe porquê. Ele explicou-me que, como era do Paquistão, podia falar comigo. Mas chamou a minha atenção para dois grupos de homens, que estavam do lado de fora do Hotel, a espreitar pelos vidros. Enquanto eu estivesse no lounge, eles não podiam entrar!”. Mesmo com pequenas gaffes, Linda deu a volta ao protocolo a seu favor e, no final da intervenção na conferência, tinha uma fila de homens à sua espera. Mas não podia olhar para a cara deles! Solução? Olhou para os pés, entregou um cartão-de-visita e trocou duas ou três palavras de cortesia. Só, mais tarde, lembrou-se de um pormenor: os cartões-de-visita que entregou têm a cara de Linda – a mesma para onde os homens árabes não podiam olhar!

Comunicadora exímia, acredita que “a vida deve ser sobre emocionar pessoas”. No Women In Business Sharing Moments, emocionou e emocionou-se. Na plateia, estavam várias pessoas do círculo mais próximo de Linda, que fizeram questão de lembrar a máxima de vida que ela lhes transmitiu: “Quando subo a escada, levo uma mão à frente, outra atrás. À frente, para me segurar ao corrimão; atrás, para dar a mão a outra mulher, que levo comigo.” E nós vamos com ela!

Todos os dias 8 de cada mês, uma nova partilha de experiências com Business Women inspiradoras, num ciclo de Sharing Moments organizado pela Women In Business (WinB) by Lisbon Business Connections (LBC). Venha inspirar-se connosco!

por Marta Rangel

Contacto

Rua das Portas de Santo Antão, 89 - 1169-022 Lisboa

+351 213 224 065

geral@lisbonconnections.pt

Os Nossos Parceiros